Já me perguntaram se é possível aplicar o 5S por injeção.  A pergunta veio em tom de brincadeira, de desabafo de um chefe de setor. Ele ficou muito angustiado quando soube que o 5S precisa de dedicação de quem quer seus benefícios.

É isso mesmo: o 5S precisa de ação! Não pode ser ministrado por injeção, nem por comprimidos.

O 5S não faz. O 5S mostra o caminho  e estimula.

O caminho é a prática dos cinco sensos. O estímulo para a prática varia de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas praticam os cinco sensos porque logo de cara sentiram que são muito simples e que o resultado é significativo.

Outras, só praticam depois do colapso, de erros imperdoáveis e grande prejuízos causados pela bagunça.

A falta de tempo, então, é motivo fundamental pra praticar o 5S. Isso não significa sobrecarga de quem já não tem tempo. A primeira dose diária de 5S deve ser de melhoria simples, de apenas alguns minutos. Pequenos toques na agenda, nos movimentos, nos padrões de pensamentos.

Evitando dispersões e fazendo foco no que se tem que fazer é um passo importante de Senso de Utilização no uso do tempo. Depois, colocam-se algumas ideias e rotinas em seus devidos lugares.

Pronto. Com isso, já se tem melhor aproveitamento do tempo nesta primeira dose. A angústia diminui, melhora a autoestima, aumenta a autoconfiança no 5S. A dose do dia seguinte fica mais natural, começo de hábito.

À medida que o tempo passa, os problemas são resolvidos, a rotina fica mais leve. Estabelece-se a melhoria contínua.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Share This