Você pode observar no seu time de futebol profissional ou amador. Você pode observar em sua família e na instituição em que trabalha.

Há uma grande diferença quando as pessoas atuam em grupo e quando atuam em equipe.

Em grupos, as atitudes são individuais, cada um por si. Vez ou outra, sim, uns podem influir no comportamento de outros, interagir com outros. Mas são situações do momento, sem compromissos com longo prazo.

Em equipes, as competências variadas são somadas para alcançar uma meta que não pode ser alcançada em ações individuais, sem compromissos entre as pessoas. Um time esportivo é, em teoria, uma equipe. Os jogadores se movimentam em função do todo, fazem jogadas sem bola, antecipam estratégias. Vez ou outra, e é bem comum, atuam como em grupo. Cada um por si, amarrando bola, procurando aparecer mais do que os outros, comprometendo o resultado do time. Nessas situações o time atua como grupo. Um grupo negativo em que as irritações, desconfianças e vinganças sutis comprometem todos.

Isso acontece também nas instituições. E é com a consciência desses desafios que o Projeto Pedagógico Viver 5S dá muita importância ao grupo, chamado de Grupo 5S e à equipe, a Equipe 5S. Nesse projeto, o Grupo 5S é melhor e mais positivo do que os grupos naturais. A rotina no Grupo 5S é cada um cuidar diariamente do que lhe compete cuidar. Além disso, cada membro do Grupo 5S é monitor de um senso, tendo responsabilidade de estimular e orientar seus companheiros de grupo.

O Grupo 5S é situação estimulante para o desenvolvimento individual e cada um conhecer bem os outros, em melhoria contínua. Se uma ideia para melhoria se apresenta complexa, seu atendimento será pela Equipe 5S, aplicando o PDCA.  Se atuam bem como Grupo 5S, conhecem-se bem e poderão atuar bem como Equipe 5S.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This