5S Semanal

Semana como referência para o 5S na rotina

Cuidados diários

Tradicionalmente, o 5S nas instituições é mantido por meio de auditorias periódicas. Para não perder pontuação nas auditorias, as pessoas praticam o 5S principalmente na véspera da visita dos auditores.

O efeito não é bom. As pessoas se estressam nestes momentos e deixam de ter o verdadeiro benefício do 5S, que é melhorar a vida durante o trabalho ou o estudo.

Portanto, para efetivo benefício do 5S, é importante que seja um colaborador durante a rotina do dia a dia. Isso não significa dar uma pausa no cumprimento das tarefas. Nem que o 5S seja uma carga de esforço a mais.

Na verdade, o 5S na rotina é simplesmente realizar as tarefas tendo consciência da importância do comportamento de acordo com os cinco sensos, atendendo os Pontos a Cuidar Diariamente (veja exemplos em planilhas de arquivo para download). Assim, evita-se perder tempo ou energia com retrabalhos, tornando as tarefas mais leves.

A falta que os cuidados diários nos fazem

5S Semanal

Para garantir a manutenção das melhorias conseguidas com o 5S e aplicar o 5S na melhoria contínua, é preciso que ele seja lembrado durante o dia a dia.

O 5S Semanal é um meio de colocar o 5S na rotina. Cada dia da semana estimula a observação dos Fatores de Qualidade.

Três sensos de prática em três dias com ênfase na ação – para o jeito de agir

  • Segunda-feira: Senso de Utilização
  • Terça-feira: Senso de Ordenação
  • Quarta-feira: Senso de Limpeza

Um de reflexão, padronização – para o jeito de ser

  • Quinta-feira: Senso de Saúde

Um senso para assumir responsabilidade com padrões estabelecidos – para o jeito de ser

  • Sexta-feira, sábado e domingo: Senso de Autodisciplina
Share This