Auditoria

Descobrir oportunidades de melhoria e corrigir inconformidades.

Pontos a Cuidar Diariamente

Registro de boas (saudáveis) práticas como padrão para ser seguido pelo Grupo 5S (arquivo Excel)

Verificação Semanal dos Fatores de Qualidade

Planilha para verificar se os Fatores de Qualidade estão bem cuidados pelo 5S (arquivo Excel)

Pelo 5S tradicional, é comum as auditorias acontecerem periodicamente (a cada três ou seis meses), quando funcionários ou auditores externos visitam a fábrica com planilhas, pontuando cada setor. Por aquela orientação, o 5S é praticado pela força dos auditores e de prêmios, geralmente só na véspera de auditoria.

Pela orientação do Projeto Pedagógico Viver 5S, a auditoria começa com a pessoa que estuda ou trabalha e coloca  Os Cinco Sensos no dia a dia para melhor aprendizado e produção, pela percepção de que é mais agradável estudar e trabalhar em condições 5S. Cada pessoa assume o compromisso com os Pontos a Cuidar Diariamente da sala ou setor de que faz parte (baixe arquivos clicando nas imagens ao lado).

Organizados em Grupos 5S, cada membro se torna monitor de um Senso, cujo papel é estimular e verificar a prática do Senso que monitora. O Facilitador (professor, supervisor, gerente etc.), durante sua rotina na Instituição, usa os princípios do 5S para verificar se há inconformidades a corrigir ou melhorias a padronizar.

O formulário Verificação Semanal dos Fatores de Qualidade contém perguntas que facilitam constante observação do dia a dia. Nas primeiras rodadas semanais, tem um caráter técnico, de aprendizado. À medida que as semanas passam, os praticantes do 5S tomam consciência do cuidado diário. A auditoria é incorporada, o cuidado diário se torna hábito.

Em intervalos de tempo maior (a cada um, três ou seis meses) o Comitê 5S fará auditorias gerais, para reforçar a persistência com o 5S e seus benefícios.

Share This