Frutificando com:

Viver 5S (histórico)

O 5S da qualidade no estilo japonês adaptado ao Brasil.
Desde 1991

Wagner Matias de Andrade

O 5S foi inicialmente divulgado no Brasil como programa. Depois, passou a ser tratado como cultura, metodologia. Em publicações de minha autoria o chamo de sistema, já que suas partes são complementares. Finalmente, comparado com a natureza, especialmente os sistemas biológicos, entendo o 5S como algo muito parecido com o comportamento do organismo vivo. Portanto, Viver 5S.

Preparando o campo

Você pode ler integralmente duas edições do Informe FCO, com arte da Soluções Criativas – convivência que foi muito importante para nosso conhecimento sobre qualidade e 5S. As duas capas (A Gangue e o 5S e Dando um Jeito na Bagunça) são nossas primeiras publicações sobre o tema.

Informe FCO - 1

Paginando os jornais da FCO, a Soluções Criativas conviveu com o lançamento do TQC no Brasil

Informe FCO - 2 - jul/set/1993

Registro de importante momento histórico da qualidade no Brasil.

A Gangue e o 5S - 1ª edição - 1994

O 5S para organização, respeito ao outro e autoestima de adolescentes.

Dando um Jeito na Bagunça - 1ª edição - 1994

Cartilha aprsenta o 5S para famílias e escolas.

Carta de leitora - 1995

“Na minha opinião o livro (A Gangue o 5S) deveria ser lido e utilizado no mundo inteiro.” (Elisa)

No início dos anos 1990, houve uma grande difusão no Brasil da qualidade no estilo japonês, conhecida como Controle da Qualidade Total (TQC, de Total Quality Control). Alguns pontos chaves dessa metodologia:

  • procurar entender as necessidades do cliente para atendê-lo bem;
  • organizar a empresa e seus processos de trabalho de modo a evitar perdas (de tempo, de energia, de matéria prima, em retrabalho, etc.);
  • melhoria contínua.

Na época, a Soluções Criativas atendia diversas empresas que aderiram ao TQC, inclusive a Fundação Christiano Ottoni (FCO). Para ter uma ideia da diversidade de conhecimentos com que convivemos, veja nosso portfólio histórico. A FCO se tornou uma das principais consultoras de TQC no Brasil, chegando a atender cerca de 40% do PIB nacional. Nosso atendimento à FCO era produzir arte-final de suas peças de comunicação (transparências para retroprojetor, Informe FCO – acesse dois exemplos pelas capas acima -, revistas, anúncios, folders). Na FCO, tive oportunidade de conviver e aprender significativamente com muitos professores, especialmente com Vicente Falconi Campos, João Martins da Silva e Rosane Marques Crespo Costa

Para esse atendimento estudei o material didático que chegava ao Brasil, conversei com consultores, gestores, trabalhadores. Uma convivência de muito aprendizado, não só sobre TQC. Conheci o 5S, que faz parte do TQC e diversos outros temas.

Paralelamente ao trabalho, envolvia-me em iniciativas comunitárias em associações e escolas públicas, percebi que os princípios do TQC e 5S poderiam ser bem úteis para superar desafios também nesses meios. Daí criei os livros A Gangue e o 5S e Dando um Jeito na Bagunça, publicados em 1994.

Foi o início de orientação para a prática do 5S de mais de duas décadas que evoluiu ao que hoje chamo de Viver 5S, uma orientação de 5S que considera os seres humanos menos do que clientes a consumir nossos produtos e mais como seres vivos que demandam qualidade de vida. E como a vida depende da diversidade biológica, só teremos qualidade de vida se todas as formas de vida forem consideradas, respeitadas, cuidadas, preservadas.

Durante incontáveis contatos com praticantes do 5S em empresas, escolas, comunidades e famílias, surgiram muitas perguntas que precisam ser respondidas. Para isso, mergulhei em novos estudos e diversas áreas de conhecimento, testei novas ideias em empresas e escolas. Disso surgiram outras publicações. Assim se forma o que chamo de Projeto Pedagógico Viver 5S. Um projeto que considera a importância de entender a necessidade do outro, a busca de soluções que possam frutificar para todos.

Por vezes, isso não é simples. As necessidades não estão claras e variam conforme desafios do dia a dia. Um exemplo simples que pode representar o que digo: alguém com fome se sentirá muito bem se atendido com alimentação; no entanto, alguém que está bem alimentado, com estômogo cheio, se sentirá incomodado se insistirem para que que ele coma mais.

Assim, é importante dialogar, ouvir, saber separar o valor de cada coisa em cada circunstância. O 5S é um sistema que facilita essa atividade. Também é preciso avaliar a eficácia de cada iniciativa, se é uma boa prática, uma prática saudável, que merece ser padronizada. O 5S orienta também esses procedimentos. Finalmente, assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis, também é orientação do 5S. Haverá, sim, novas situações em que o que padronizações precisam ser aperfeiçoadas ou substituídas, em melhoria contínua. O 5S cuida disso também.

Observe que, na natureza, de microrganismos a árvores e grande animais, há padrões que asseguram a reprodução e frutificação de espécies, cada um conforme sua espécie. Sabemos também que, em na curta duração de tempo de alguns milênios, parecemos com nossos antepassados. Porém, observando milhões e bilhões de anos, a ciência vem demonstrando que acontecem transformações substanciais na evolução das espécies. É melhoria contínua conforme os desafios climáticos dos ambientes em vivemos.

Nós, seres humanos, somos um minúsculo fragmento da biodiversidade. No entanto, por inventarmos artefatos, somos capazes de fazer substanciais transformações, criações ou destruições. Pessoalmente, procuro orientar o 5S para evitar que as destruições aconteçam, que o 5S seja aplicado na recuperação de o que foi degradado.

Se você pensa assim, seja bem-vindo nessa fascinante semeadura para frutificar agora, no futuro, em curto, médio e longo prazos.

Pin It on Pinterest

Share This