Viver 5S para comunidades

As relações comunitárias evoluem pela experimentação, padronizações saudáveis e compromissos.

Comunidade é um grupo de pessoas que têm algo em comum, que se entendem, convivem. A palavra lembra bairros, vizinhança. Aliás, lembrava. Hoje, seu significado não se limita a um pequeno território, de aglomerado de casas. Representa ainda ter algo em comum e certa conexão. Mesmo assim, o mundo próximo, onde está nosso corpo, continuará sempre fundamental para a vida saudável. Portanto cuidemos de o que está próximo e também de o que está distante.

Para a qualidade de vida em comunidades

Simule o custo de atender seu município ou comunidade com o envolvimento de todas as moradias em Viver 5S, com Facilitadores preparados segundo o Projeto Pedagógico Viver 5S. Esta proposta foi feita inicialmente para Araxá (MG), minha cidade natal. É uma ideia que você pode copiar.

Os meios de comunicação à distância, especialmente a internet, mudaram tudo. Agora qualquer pessoa colectada à grande rede pode entrar em uma comunidade formada por membros de diferentes nações, idiomas ou culturas. Basta ter algo em comum. Pode ser o gosto pela música, ciência, esporte.

As pessoas em volta de uma mesa digitando em seus aparelhos pode parecer, em visão superficial, que o espírito comunitário está ruindo. Mas não está. Está apenas se transformando. E de forma bastante acelerada.

O papel do 5S nessa mudança

Praticar 5S é um meio de se adaptar rapidamente aos novos costumes sem se machucar. Com o 5S, avaliamos a utilidade de cada novidade, decidimos quais usar, em que ordem, o que descartar. A cada aprendizado, definimos novos padrões de conduta e assumimos a responsabilidade de seguí-los.

E como na semana que vem tudo pode ser mudado, praticamos o 5S Semanal, em melhoria leve e contínua.

Como consequência, o novo jeito de se relacionar em comunidades não vai substituir os tradicionais. Haverá a reunião de amigos, de familias, de encontros na vizinhança. Com a vantagem de que, com o uso consciente das novas oportunidades, os problemas serão solucionados com mais facilidade.

A cartilha Equipe 5S – Aplicando o PDCA orienta a prática de equipes de pessoas que se relacionam no dia a para a solução de melhorias complexas. São equipes com focos de ação definidos, porém com estímulos e intercâmbios de conhecimento que extrapolam seus limites. Os desafios complexos das Equipes 5S promovem o crescimento de cada um dos seus membros. Equipes 5S diversificadas promovem o crescimento de pessoas diversas. Quando estas pessoas encontram pessoas diferentes fora de suas equipes, que também praticam o 5S e o PDCA, podem dialogar e promover novas redes comunitárias de incentivo.

Share This