Viver 5S para empresas

A melhoria dos Fatores de Qualidade a partir da melhoria do jeito de ser e de agir das Pessoas.

Sua empresa pode praticar o 5S para vários objetivos. Desde a liberação da área e melhoria do visual até na melhoria geral do jeito de ser e de agir das pessoas.

5S conforme orientação de cada empresa

Objetivo: preparar a empresa para controle de desperdícios ou certificações sobre qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, etc.

Se a sua empresa tem uma linha de orientação para a prática do 5S, recomendamos distribuir aos funcionários as nossas cartilhas. Assim, vai assegurar a fixação dos conceitos por meio de leituras periódicas.

5S orientado pelo Projeto Pedagógico Viver 5S (PPV5S)

Este projeto orienta a criação de Grupos 5S, em que seus membros praticam o 5S Individual, realizando melhorias pontuais na vida no trabalho e na vida pessoal durante a Quinzena 5S.

Os Grupos que evoluíram bem são “promovidos” para Equipes 5S. Estas equipes vão enfrentar desafios maiores. Por exemplo, mudar o layout de áreas de trabalho, pintar, sinalizar, prospectar novas oportunidades de melhorias.

Para prática do Projeto Pedagógico Viver 5S

Kit 5S para Facilitadores: orientação completa.

Projeto Pedagógico Viver 5S – Manual – define o Projeto Pedagógico Viver 5S e contém roteiro para implementar o 5S em instituições empresariais e escolares

Melhorando a Vida no Trabalho – um exemplar para cada funcionário. Ess obra é também utilizada por outras orientações do 5S que não Viver 5S.

Cada Vez Melhor– um exemplar para cada funcionário ou, pelo menos, para cada Grupo 5S.

Quinzena 5S – um exemplar para cada participante da Quinzena 5S anotar suas idéias e realizações.

Equipe 5S – Aplicando o PDCA – um exemplar para cada Equipe 5S.

Crianças e famílias dos trabalhadores

A prática do 5S pelos familiares dos trabalhadores facilita o engajamento de sua prática no trabalho.

Dando um Jeito na Bagunça – um exemplar para cada família (facilita o envolvimento de familiares na prática do 5S. Praticando o 5S em casa, o trabalhador percebe sua importância, o que facilita a prática no ambiente do trabalho).

Para construção civil

Todas obras de infraestrutura são realizadas por anônimos trabalhadores da construção civil. Nas placas de inauguração constam os nomes de autoridades. Não há o nome de quem cavou buracos, carregou pedras, levantou paredes, que construiu tudo que temos. É preciso reconhecer o valor dessas pessoas. É preciso investir para que tenham qualidade de vida. Todos serão beneficiados com isso: quem contrata a obra, a empresa que a gerencia, o trabalhador que a executa e o morador e usuário da infraestrutura.

Lições do Canteiro de Obras – a prática para a qualidade no trabalho é exercício para qualidade de vida. Benefício para empregado, empregador e clientes.

Share This