Projeto Pedagógico Viver 5S - PPV5S

Para empresas e escolas

Orientação do 5S para a rotina, de modo que os cinco sensos façam parte do dia a dia, aproveitando as oportunidades de melhoria no cuidado dos Fatores de Qualidade. A responsabilidade de cada funcionário é estimulada pela formação de Comitê 5S, Facilitadores, Grupos 5S e Equipes 5S. Em ciclos semanais, cada funcionário cuida de seus fatores de qualidade, seguindo as boas práticas já estabelecidas pelo 5S. Alguns formulários utilizados podem ser baixados aqui.

Praticantes do 5S e onde praticar

Qualquer pessoa

Estudantes, educadores, trabalhadores, gestores, líderes, liderados, etc.

 

Qualquer idade

De criança (no início da alfabetização) à terceira idade.

 

Qualquer ambiente

Famílias, escolas, empresas, comunidades, serviço público, ONGs.

 

Qualquer nível

Individual, em grupo ou em equipe, toda a instituição etc.

 

Principais características do PPV5S

  • Facilita a atenção aos Sensos de Saúde e de Autodisciplina.
  • prioriza a melhoria do ser humano (tanto no jeito de ser quanto no jeito de agir).
  • Estimula o cuidado dos seis Fatores de Qualidade.
  • Viver 5S é acessar a sabedoria da natureza (que nos permite viver) e aplicá-la para uso sustentável, melhorando os efeitos do passado, gerenciando o presente e planejando para o futuro.
  • A verificação prioriza a observação de como os Fatores de Qualidade são cuidados, de acordo com o 5S, e não como cada senso está sendo atendido. A medição do impacto do 5S é mais qualitativa, observando a subjetividade e o conhecimento tácito, muito importantes nas decisões das pessoas. Não priorizamos a medição isolada da prática de cada Senso (mecanicista), mas a combinação de todos eles (holística). A medição do resultado do 5S é feita pela observação de quanto ele contribuiu para o cuidado dos Fatores de Qualidade base da qualidade de vida e de produtos.
Share This