Viver 5S: melhoria do jeito de ser e de agir.  Além da Borda: ensaios em busca de esclarecimento.


 

Publicação periódica da Soluções Criativas. A experiência de 36 anos – 1985 a 2021 para a visão de futuro de 2021 a 2057.
Temas pontuais são tratados sob os selos Viver 5S e Além da Borda, em texto e vídeo. O que são esses selos.
Autor e editor de textos e desenhos: Wagner Matias de Andrade.


Independência e vida

36 anos – nº 11 – 6/set/2021

O poder dificulta pessoas no alto da hierarquia de governos perceberem o sofrimento de trabalhadores de baixa renda. Assim, erram na promoção da justiça social. Para que seus erros não sejam denunciados, tornam-se autoritários, proibindo o acesso à informação com sigilos de longo prazo. Portanto, cabe a todos nós observamos a história com pensamento crítico. Com pensamento crítico, vamos evitar os erros do passado e tomar atitudes no presente de modo a promover o bem comum.

  • Viver 5S – O Senso de Saúde do 5S nos orienta na busca de atitudes saudáveis na solução de problemas.
  • Além da Borda – Na literatura, a vida de pessoas que resgataram a existência, a ficção no registro de dramáticos casos reais de nossa história.

    O corpo no nosso dia a dia

    36 anos – nº 10 – 2/ago/2021

    A pandemia do coronavírus escancarou uma verdade inquestionável: o corpo é muito importante!

    • Viver 5S – O nosso corpo e o 5S têm muitas semelhanças. Você pode se inspirar nas atitudes de seu corpo para se lembrar de praticar o 5S nos ambientes em que vive.
    • Além da Borda – As orientações ancestrais para o cuidado do corpo são bastante diferentes das orientações ancestrais para o cuidado da alma.

      A honestidade na declaração de autoria

      36 anos – nº 9 – 12/jul/2021

      Temos visto muitos adultos de liderança governamental e empresarial declarando autorias a quem não é efetivamente o autor, negando ser autores de o que fizeram. Por vezes, o fazem na tentativa de não serem punidos pelas desonestidades que praticaram no passado. Para evitar a correção da desonestidade, praticam mais desonestidades. Para que as novas gerações não repitam os erros de seus pais, devemos promover a honestidade desde cedo, a declaração de autoria com honestidade.

      • Viver 5S – A declaração honesta da autoria desde criança é um fundamento importante para a confiabilidade no futuro.
      • Além da Borda – Talvez os religiosos não saibam ou não consideram que religiões têm fundamentos semelhantes aos utilizados pelas pessoas desonestas.

      Manifestação de pessoas boas

      36 anos – nº 8 – 28/mai/2021

      Nos anos 1960, o pastor e ativista social Martin Luther King Jr. fez uma séria advertência às pessoas de sua geração. Haveriam de arrepender se não se manifestassem contra as injustiças com que eram tratados os americanos negros durante séculos. Pregando a mobilização social com não violência (a não violência que aprendeu de Mahatma Gandhi, que havia aprendido de Henry Thoreau), Luther King liderou seu povo para anular leis injustas.

      Agora é a vez das gerações de hoje se manifestarem. É preciso evitar que a justiça conquistada não seja perdida. É preciso repensar tradições antigas, que ainda provocam insegurança a crianças e adolescentes.

      • Viver 5S – Nessa publicação não há a expressão 5S. Mesmo assim, o 5S está presente, na sugestão para verificarmos nossa conduta, em que podemos melhorar em direção a pessoas boas, para boas ações.
      • Além da Borda – Martin Luther King Jr. viveu intensamente o meio religioso e soube repensar a religião, em teologia voltada para a mobilização de pessoas boas.

      Missão e misericórdia

      36 anos – nº 7 – 6/mai/2021

      Quando a instituição (educacional, empresarial ou pública) escreve e promove sua missão com clareza, haverá mais sintonia entre lideranças e liderados no entendimento da razão de existir da instituição. A missão bem definida colabora para o sucesso da instituição.

      Mesmo assim, é preciso pensar um pouco mais. O sucesso dá poder e riqueza. O acúmulo de poder e riqueza pode dificultar o acesso de outras instituições a parte do poder e da riqueza produzida, acumulada. Portanto, é preciso também promover a misericórdia. Melhor ainda:  cuidar para que não haja tanta necessidade e carência de misericórdia no mundo.

      • Viver 5S – A tradução do quarto S do 5S para Senso de Saúde orienta nossa percepção de que temos que ter padrões saudáveis e conduta saudável.
      • Além da Borda – A palavra misericórdia é muito comum quando se fala de Deus. A vinculação de misericórdia com Deus merece ser estudada, evitando que tenhamos crenças que falam em misericórdia com dogmas contrários à misericórdia.

      Sonhos e fantasias

      36 anos – nº 6 – 23/abr/2021

      Sonhos e fantasias fazem parte de nossa rotina, quando estamos acordados ou dormindo. Refletir sobre eles é meio de assegurar o que é positivo e evitar frustrações.

      • Viver 5S – Os efeitos da bagunça em nossos dois tipos de sonhos: os que temos dormindo e os que definimos acordados.
      • Além da Borda – Dizer a verdade sobre Deus, para que crianças e adolescentes não se iludam com sonhos impossíveis.

      Indicadores

      36 anos – nº 5 – 16/abr/2021

      Especialistas em gestão sabem muito bem que definição de indicadores consistentes é fundamental para verificar os impactos das ações de solução de problemas e implantação de projetos de melhoria.

      • Na prática do 5S, a aparência é um indicador bastante conhecido. Mas é preciso ir além da aparência.
      • Nas religiões, não é tradição definir indicadores para verificar a eficácia de orações. Indicadores e estatísticas podem tornar as igrejas mais verdadeiras.

      Justiça e injustiça 

      36 anos – nº 4 – 2/abr/2021

      Nos últimos tempos, o mundo e o Brasil têm vivido momentos tensos por causa de vontades antagônicas de países, de lideranças e de pessoas comuns. Por vezes, as pressões por justiça não consideram a justiça, mas a vontade de cada grupo. 

      • Em Viver 5S, dicas para que o Senso de Justiça seja considerado na prática dos cinco sensos do 5S.
      • Em Além da Borda, uma percepção que pode esclarecer por que a tradição de  que Jesus é o cordeiro de Deus, o sacrifício do puro no lugar dos pecadores. É uma sugestão para evitarmos considerar injustiças ancestrais como referências a seguir.
        Podemos melhorar nossas tradições para que as futuras gerações não usem tanto a injustiça para benefício próprio.

      O entendimento para superar desafios globais 

      36 anos – nº 3 – 12/fev/2021

      A promoção do ódio e culpar outros não é saudável. É o que nos mostra a história, é o que nos mostram os dogmas.

      • Viver 5S – Na gestão de instituições empresariais, governamentais, educacionais e familiares, o 5S facilita perceber nosso jeito de ser e de agir que não tem sido saudável. São pontos que o 5S nos orienta a corrigir, a melhorar.
      • Além da Borda – As tradições ancestrais precisam ser verificadas. Os ensinamentos que enganam as pessoas precisam ser corrigidos com a consciência e o pensamento.

      Fake news (falsa notícia)

      36 anos – nº 2 – 4/fev/2021  

      Notícia é dar conhecimento de um fato, de algo real. Se a mensagem não é verdadeira, não é notícia. Portanto, a tradução de fake news para o português é “falsa notícia” e não “notícia falsa”. Em inglês, não há essa clareza. Aliás, para ser mais clara a proposta de tradução, compare: “falso engenheiro” significa que não é engenheiro”; “engenheiro falso” é engenheiro mas não é engenheiro confiável.

      • Viver 5S – O Senso de Utilização para verifica a confiabilidade das informações.
      • Além da Borda – verificando o que é acreditável ou não das doutrinas ancestrais.

       

      Precisamos pensar, estudar 

      36 anos – nº 1 – 18/jan/2021   

      O 5S teve um papel importante no Brasil durante os anos 1990, quando estimulou empresas a rever a utilidade de seus padrões, aceitando reciclar o que se tornou obsoleto.

      No entanto, a vida e os desafios são dinâmicos. É preciso verificação constante, evitando que crenças obsoletas voltem a assombrar a mente das pessoas.

      Pin It on Pinterest

      Share This