A determinação de fazer a coisa certa porque é certo fazer a coisa certa já é um ótimo princípio. Mesmo para pessoas movidas pelo prêmio ou medo do castigo. Ao incorporar essa ideia, a pessoa vai sentir prazer (o prêmio) em fazer a coisa certa. Evitará não fazer a coisa certa para evitar se sentir mal (o medo do castigo).
Assim, estimular fazer a coisa certa é uma ótima referência para a educação de crianças.
Aqui começa outra questão:
– Mas, afinal, o que é a coisa certa que devemos fazer?
Como cada pessoa está olhando os desafios do mundo a partir de pontos diferentes, sempre haverá diferença de entendimento de o que é certo e o que não é certo fazer.
Além disso, o que foi aprendido como coisa certa no passado pode não ser mais certo fazer nos dias de hoje. À medida que o mundo evolui, comportamentos em coletividade também evoluem.
É preciso adaptação constante.
Para que a adaptação seja correta, ou seja, fazer a coisa certa a cada momento, o 5S colabora, especialmente com os Senso de Saúde e de Autodisciplina.
Com o Senso de Saúde verificamos constantemente o efeito de nossos comportamentos. Se são saudáveis são mantidos, padronizados, revistos periodicamente. Com o Senso de Audisciplina fortalecemos o compromisso em fazer a coisa certa.
Se você ainda pensa que só deve fazer as coisas certas se alguém lhe oferecer um prêmio, recomendo considerar que você nunca vai conseguir retribuir todos os prêmios que utiliza diariamente.
Para começar, ter um sistema neurológico suficiente para ler este texto já diz tudo. São cerca de 80 bilhões de neurônios. Nem preciso citar todos outros sistemas que o mantêm vivo.
Assim, comemore e curta retribuir, fazendo a coisa certa.