Quando oriento o 5S, recomendo a prática imediata em melhorias simples.
Melhorias simples são pequenas ações ou decisões que sabemos que precisamos fazer, sabemos fazer e, geralmente, deixamos para depois.
“Deixar para depois” incomoda, irrita as pessoas. Quando não resolvemos os problemas no começo, eles acabam crescendo, ficando mais difícil ser superados.
Então, antes que cresçam: mãos à obra, resolver já, praticando o 5S.
Melhorias simples servem para:
– entender bem cada senso do 5S,
– ter benefício imediato.
Isso estimula continuar a prática.
Viver 5S é observar e pensar o dia a dia a partir dos princípios do 5S. Com o 5S você descobre oportunidades de melhorias e realiza as melhorias.
Para ter esse hábito, é preciso treinar. Aí, recomendo a Quinzena 5S. Na Quinzena 5S, o 5S Semanal é rodado duas vezes. Primeira semana: aprendendo. Segunda semana: consolidando.
As melhorias simples colaboram na formação das pessoas para atenderem melhorias complexas.
Melhorias complexas são desafios que não conseguimos superar tipo “ver e agir”.
Para os desenhos, eu me inspirei em uma história real, que aconteceu com estudante de ensino médio.
A melhoria complexa que ela definiu foi parar de usar drogas.
Em cada dia da semana, ela fez uma coisa diferente para evitar se drogar. Ninguém sabia que ela precisava de ajuda para deixar de usar drogas.
Durante a quinzena 5S, ela não contou aos colegas de seu grupo 5S que estava fazendo a cada dia. Apenas dizia «melhoria feita».
Durante a Quinzena 5S, você não precisa dizer o que fez. O compromisso é de cada um consigo mesmo. É uma definição muito pessoal, de hábito, de autodisciplina, de caráter.
No final da quinzena, emocionada, ela finalmente contou qual foi sua meta, sua melhoria complexa, já atendida: deixar de ser usuária de drogas.
Essa é uma das grandes alegrias que tenho ouvido de praticantes do 5S.
Melhorias simples no dia a dia fazem grande diferença na vida das pessoas.