Empoderamento é uma palavra que está em evidência. Empoderar pessoas é dar a elas o poder de realizar o que precisam realizar – para superar seus desafios.

Porém, nem sempre empoderar significa agregar valor.

É como a regra da matemática para a multiplicação. Quando multiplicamos uma pessoa negativa pelo poder (de sinal positivo), o resultado será negativo.

Uma pessoa negativa com poder, não terá poder de realização, mas de destruição.

Você não terá dificuldade de descobrir amostra de que isso acontece. Observe a lista de pessoas negativas que assumiram cargos públicos ou em empresas. Veja os prejuízos que causaram aos recursos públicos e particulares.

Entender poder como multiplicador vale também para pessoas neutras – que não têm competência alguma e assumem algum cargo. O resultado de um número multiplicado por zero será zero. Quando o poder é multiplicado por pessoa neutra, o resultado em realizações será nulo. Com viés negativo, já que há gastos com essa pessoa.

Para evitar esses prejuízos, Senso de Saúde e de Autodisciplina na formação das pessoas. Com Senso de Saúde, são definidas as boas práticas. Com o Senso de Autodisciplina, as pessoas assumem compromissos com essas boas práticas.

Durante a prática constante desses sensos, as pessoas se tornam positivas, corrigem seus pontos negativos e desenvolvem competências.

Com o Senso de Ordenação, pessoas competentes e positivas assumem funções adequadas às competências que desenvolveram.

Pronto. Agora, mais uma frase para pensar: só merece o poder quem não precisa de poder. Deixo para você refletir sobre por que digo isso.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This