A frase «diga-me com quem tu andas e eu direi quem tu és» é bem popular. É usada como sugestão para escolher boas companhias. No entanto, é fácil perceber que ela não garante melhoria geral. Alguém sem qualidade pode se tornar bom andando com alguém de qualidade. Em sentido contrário, quem é sem qualidade pode também corromper quem tem qualidade.
Para evitar que a falta de qualidade seja seguida, precisamos de sistema de verificação da qualidade como ponto de referência nas companhias.
Foi com essa filosofia que organizei o Grupo 5S dentro do Projeto Pedagógico Viver 5S. O sistema de verificação é o 5S, o 5S com foco na qualidade de vida.
No Grupo 5S, todos conhecem e praticam os cinco sensos para verificar sua conduta, cuidando para ter conduta saudável.
Pode sim, acontecer de alguém do Grupo 5S ser alguém sem qualidade. Há vários motivos possíveis: sua personalidade, referências negativas que teve durante vida, distúrbios psicológicos, etc. No Grupo 5S haverá estímulo de todos os outros colegas para que ele se eduque para a qualidade. Essa melhoria acontece passo a passo, semana a semana, à medida que rodam o 5S Semanal.
As pequenas iniciativas orientadas pelo 5S em uma semana fazem pequenas mudanças no comportamento da pessoa. Tensões são serenadas, permitindo momentos de reflexão, de diálogo positivo. Isso se torna base para a melhoria da semana seguinte. E, assim, ao longo do tempo, com melhoria contínua, nos transformamos.
Então, ao se aproximar de alguém de um Grupo 5S com a frase «diga-me com quem tu andas e eu direi quem tu és», a conclusão será de tendência sempre positiva.