Sempre ouvimos que os empresários estão preocupados com a produção, que o funcionário precisa ficar produzindo o tempo todo.
Ouvimos ainda que os empresários não querem saber de trabalhador participando de cursos e treinamentos. Que não adianta mexer com a vida pessoal do trabalhador porque vai demorar 200 anos para mudar a cabeça do povo brasileiro.
Penso diferente.
Sempre que recebo algum comentário diferente de o que penso, procuro entendê-lo e descobrir pontos em que eu esteja errado e em que deva mudar ou melhorar.
Concordo que as empresas precisam produzir porque é assim que fazem caixa para pagar o salário no final do mês. Isto é o curto, curtíssimo prazo. E o futuro?
Verifiquei o que pode acontecer se as empresas e trabalhadores se dedicarem só à produção atual. Resposta: é como se deixar acabar, morrer.
A empresa que não investe na melhoria do conhecimento de seus funcionários ficará desatualizada e não conseguirá atender o mercado. O empregado que não se dedicar a aprender novos métodos de trabalhar, ficará obsoleto e perderá sua empregabilidade. O pai que não procura aprender não saberá orientar o filho na dedicação aos estudos.
Se é necessário cuidar da produção hoje, da sobrevivência e de crescimento futuros, o melhor é se organizar para atender todas as demandas.
Com 5S, repensar cada rotina, organizando o ambiente de trabalho e, especialmente, observar as necessidades e oportunidades de evoluir de forma adequada a cada momento. Com essa consciência desperdícios são evitados. São recursos para investir em melhoria contínua.