Dois modos de ver as tecnologias: como inimigas, que vão tomar o emprego do ser humano; como amigas, realizando o trabalho chato e libertando o ser humano.
Ver a tecnologia de um ou de outro modo não depende dela em si, mas da pessoa que a observa e evolui, acompanhando a mudança do jeito de viver, trabalhar, divertir e descansar.
Como o universo das tecnologias é gigantesco, cito apenas alguns recursos, para facilitar o seu foco. Pense em quanto sua vida está ligada a: computador, smartphone, internet, cartão eletrônico, equipamentos domésticos, máquinas automáticas.
Para observar e aproveitar o que há de melhor da tecnologia, aplique o 5S.
Com o Senso de Utilização, fique atento às novidades, separando as que o atraem pelo fascínio daquelas que efetivamente vão agregar valor ao seu dia a dia.
Com o Senso de Ordenação, reordene sua vida de modo que as novas tecnologias sejam utilizadas em seus momentos certos, sem retrabalhos.
Com o Senso de Limpeza, fique atento à evolução das tecnologias, substituindo as ultrapassadas, quando necessário.
Com o Senso de Saúde, reveja a aplicação dos três primeiros sensos, para não ser dominado ou estressado pelas novidades.
Com o Senso de Autodisciplina, mantenha o controle de sua vida e de suas decisões.
Com a prática constante dos cinco sensos enquanto convive com a tecnologia, aprenderá a utilizar cada uma para realizar suas tarefas mais chatas e repetitivas, deixando para as máquinas o que é serviço de máquina, enquanto você vai se dedicar para o desenvolvimento para o bem comum, influenciando a inteligência artificial nesse sentido.