Veja em vídeo.
A partir do Japão, o 5S se espalhou pelo mundo. Seu papel inicial foi preparar o ambiente das empresas para a gestão da qualidade. O 5S é universal, podendo ser praticado em qualquer lugar, por qualquer pessoa.
Aqui no Brasil, percebemos que a rotina do 5S se parece muito com a rotina orgânica dos seres vivos. Assim, incluímos a palavra “viver”. A sequência dos cinco sensos pode ser comparada com o florescer de um ser vivo, que usa adequadamente os recursos disponíveis.
São práticas saudáveis, padronização das práticas saudáveis (as boas práticas) e compromisso com esses padrões saudáveis. É assim que evolui a vida da grande biodiversidade do planeta.
Mas nem tudo é tão saudável como gostaríamos. Especialmente, entre nós, seres humanos, pela nossa grande capacidade de corromper a natureza.
Por vezes, até mesmo a boa intenção nos leva a cometer equívocos. Por vezes, nossa intenção é manipulada pela vontade de outros. Somos levados a agir de modo contrário ao que acreditamos ser saudável. Somos tolhidos como o bonsai, a árvore contida em uma bandeja, com as folhas podadas para não respirarmos outros conhecimentos.
Somos controlados por costumes, regimes de governo, o mercado, ideologias, religiões, dogmas ancestrais definidos por pessoas rudes.
Mas podemos repensar o que nos controla. Seremos seres vivos melhores se procurarmos o entendimento, usando o pensamento crítico, fazendo perguntas, esperando respostas e respondendo às perguntas que nos fazem. É assim que vamos nos melhorar como seres vivos, como humanidade.
- Viver 5S é cuidar do dia a dia no trabalho, na educação e na vida pessoal, em melhoria contínua.
- Além da Borda é um convite a verificar o que está além dos limites das crenças, procurando entender por que o que deveria ser saudável ainda nos oprime. Descobrir o que precisa ser melhorado nos fundamentos das convicções. E realizar essas melhorias.
Loja online