Veja em vídeo.
É preciso dizer a crianças e adolescentes que Deus não existe. Quando os adultos disserem sinceramente a crianças e adolescentes que Deus não existe, várias incertezas serão esclarecidas. Eles vão entender por que Deus não atende seus pedidos, não realiza seus sonhos, por mais importantes que sejam. Há também crianças que já perceberam a inexistência de Deus, fazendo pequenos testes. Insistir na obrigatoriedade da crença e na ameaça a quem não acreditar pode levar essas crianças a aceitar ser falsas quando adultas.
Dizendo que Deus não existe, adultos e idosos (e até mesmo o papa Francisco), poderão, finalmente, ter conversa honesta sobre Deus com os mais novos. Poderão dizer claramente que Deus é uma fantasia.
Considerar Deus fantasia exime Deus de ser responsável pelas maldades que fizerem em nome dele. Crianças e adolescentes que consideram Deus como fantasia não vão condená-lo por não socorrer centenas de milhares de mortos pela pandemia no Brasil. Crianças e adolescentes em situação de abuso não vão ficar em silêncio esperando socorro de Deus. Elas vão fugir e pedir socorro a adultos confiáveis.
Fantasia não é necessariamente negativa. É por meio da fantasia, da imaginação e da criatividade, que a humanidade cria seus recursos.
Crianças e adolescentes sabem o que é fantasia. Criam histórias, imaginam personagens para brincar. E sabem que esses personagens não existem. São apenas companheiros imaginários por algum momento. As crianças não se esforçam em nos convencer que suas fantasias existem. Sabendo que Deus não existe, vão frequentar igrejas pela música, pela emoção, pela convivência, para interagir pelo bem comum e até em busca de esclarecimento. Crianças e adolescentes poderão conversar sobre seus deuses imaginários, sabendo que não podem entregar suas vidas e sua segurança a esses deuses imaginários.
Terão a leveza de definir os limites de suas crenças a partir de o que se confirmou como verdadeiro, real, confiável, seguro. Saberão que precisarão se dedicar na boa conduta e nos estudos para ter melhores condições de realizar seus sonhos. Terão a leveza de aceitar verificação constante da validade de suas crenças, a partir de novas descobertas pela ciência, em melhoria contínua. Desse modo, vão se definir como pessoas verdadeiras, sem os sofrimentos e angústias de seus antepassados quanto aos mistérios da fé.
Assim a humanidade evolui. Assim, as religiões se transformam, tornando-se mais verdadeiras.
Livros.