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Veja em vídeo.

Na gestão para a qualidade, informações honestas são fundamentais.

Com informações honestas dessa criança na prova online, sua professora saberá quanto ela aprendeu com as aulas. Assim poderá decidir com segurança sobre o que precisa ser reforçado ou se pode avançar na apresentação de conteúdo. Especialmente, saberá como está sendo a eficácia de suas aulas. E a criança saberá, também, como está sua eficácia no aprendizado. É isso que essa criança deseja, honestamente, quando fala “eu preciso saber o que eu sei”.

Nessa fala ela deixa mais claro a honestidade do que nas frases anteriores, quando repreende o pai por tentar ajudá-la na prova, mesmo exclamando que isso “é desonesto!”. Essa explosão emocional é instintiva, do temor de ser acusada de desonesta por professores ou colegas. A menina repreender o pai é sinal de que ela já conviveu com orientações e valores fora de casa, na escola. Para vivermos em sociedade, foram desenvolvidos costumes e leis, aplicados por penalidades e não tanto pela formação da consciência. Consciente ou inconscientemente, esta criança já percebe o risco de punição de afirmações de autoria que não são verdadeiras.

Porém, não é o temor de parecer desonesto que garante a melhor honestidade. Não é o desejo de ser premiado pela honestidade que garante honestidade.

A melhor honestidade é a que nem precisa ser pregada e declarada. É a honestidade da sincera declaração de autoria. Declarar com sinceridade ser autor ou não ser autor de alguma coisa.

É essa declaração sincera que buscamos na gestão para a qualidade. Na gestão para a qualidade, fazemos foco em encontrar as causas dos problemas. Evitamos o ímpeto de punir quem cometeu o erro. Isso facilita o autor do problema declarar que foi o autor, indicando já as causas da irregularidade. Por exemplo, se ele se lembrar que se esqueceu de apertar um parafuso e isso provocou um acidente, os engenheiros de segurança não perderão tempo procurando a causa desconhecida.

O pai dessa imagem representa o adulto que viveu punições e constrangimentos com notas baixas na escola e não quer que a filha passe pela mesma situação. Essa criança não precisa desse socorro. Ela já conhece princípios para a gestão para a qualidade no aprendizado, representados pela afirmação “eu preciso saber o que eu sei”. Além de ter informação racional de que não se deve ser desonesto, ela tem interesse no autoconhecimento permitido pela prova online. O autoconhecimento com que ela poderá se apresentar na escola, em entrevista de emprego e na gestão de pessoas dizendo verdadeiramente quem é, o que faz.  A declaração de autoria com que poderá ser honesta naturalmente, promovendo confiabilidade.

Livros.

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