No Brasil, há pessoas que se inspiram em Olavo de Carvalho e outras que se inspiram em Paulo Freire. Eu, pessoalmente, prefiro Paulo Freire.

O pensamento e as atitudes de Olavo de Carvalho são de ridicularizar e destruir quem pensa diferente. Destruindo outros, ele se esforçava para parecer ser sábio. Paulo Freire propõe o diálogo e que as pessoas oprimidas busquem entender sua situação, de modo a se libertarem da opressão sem se tornarem opressoras. Olavo estimula o ódio e Paulo Freire, o amor. Para o bem comum, Paulo Freire é melhor referência. Mesmo assim, caso você tenha ódio por Paulo Freire, há outros autores que facilitam perceber que há toxidade em Olavo de Carvalho. Com eles, você pode se libertar da doutrinação de Olavo de Carvalho.

Exemplos: Michael Sandel, Yuval Harari, Steven Pinker. São autores com excelentes reflexões sobre a história da humanidade e os tempos atuais.

Sandel é autor de Justiça e A Tirania do Mérito. Professor de filosofia, facilita nosso entendimento sobre justiça, a importância da moral e da ética na política, os riscos da globalização e a tirania da meritocracia. Nesta mesma linha, o historiador Harari, autor de Sapiens e Homo Deus, nos alerta sobre as ameaças do poder exagerado nas mãos de pessoas ou nações cruéis. Pinker, autor de Os Melhores Anjos de Nossa Natureza e O Novo Iluminismo, é psicólogo e linguísta. Mais otimista, descreve como podemos melhorar por meio da razão, da ciência e do humanismo. Todos são melhores referências do que Olavo de Carvalho.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This