
“Olho nos olhos, quero ver o que você faz.”
Você já imaginou Deus ouvindo a música Olhos nos Olhos, de Chico Buarque?
Se você quiser pensar por si mesmo, dê pausa nesta leitura, ouça a música, pense e depois compare suas conclusões com o que eu imaginei.
O que passou pela minha imaginação.
Se Deus aparecer na frente de alguém e cada um tiver a oportunidade de olhar os olhos do outro, poderão se comunicar profundamente.
Se são dois seres empáticos (a pessoa e Deus), vão se relacionar pela empatia. Poderão se entender.
Oportunidade para trocarem ideias para a vida saudável, o bem comum. Momento em que cada um assume responsabilidades conforme a competência de cada um.
Permito-me esses pensamentos suspendendo minha descrença, indo além dos limites da crença, conforme fazem os personagens do meu romance Os Limites da Crença.
Com essa liberdade de pensamento, surgem diversas ideias sobre o que dizer para pessoas em cargos de liderança. Lideranças da religião, da política, da educação, do governo, de empresas, de comunidades e de famílias.
Começando por você, que é líder religioso. Você pode experimentar a ideia de o que eu faria se estivesse em seu lugar?
De que se trata: se eu estivesse em seu lugar durante uma pregação, perguntaria às pessoas se gostariam de ter essa troca de olhar com Deus, em uma relação sem mistério.
As respostas podem indicar o que pensam sobre Deus: se confiam nele, se o amam. Se têm temor. Se não acreditam nele. Esse conhecimento é útil para a melhoria de crenças e costumes.
Essa reflexão sobre a troca de olhar de Deus com as pessoas vale como exemplo para troca de olhar de lideranças humanas com seus liderados. É sua troca de olhar, você que é líder religioso, político, educativo, governamental, empresarial, comunitário e/ou familiar.
Considere seus liderados (e, inclusive, seus críticos) podendo saber o que você pensa sobre eles. Isso é uma oportunidade de melhoria de suas crenças e costumes. É um jeito de melhorar por dentro em coerência com o que você se apresenta por fora.
Assim, sem segredos, podemos evitar que pessoas do alto da hierarquia se corrompam. Sem corrupção, seres do alto da hierarquia se tornam exemplo positivo para seus liderados.
