Certa vez, um engenheiro me disse que gostava muito do 5S, mas tinha dificuldade com a Autodisciplina. Brincando, eu lhe sugeri: “então, terceirize sua autodisciplina”.

Não sei se ele levou a sério. Mas eu pensei sobre o assunto. A começar por ser um paradoxo, uma afirmação que se anula.

Por exemplo, em minha autodisciplina, sou eu cuidando de minha disciplina. É algo bem pessoal. Terceirizar minha autodisciplina significa entregar o que é pessoal a um terceiro. Por absurdo que pareça, entendo ser possível dizer que existe “autodisciplina terceirizada”.

São pessoas autodisciplinadas por influência de terceiros.

Eu ia escrever um conto de cinquenta páginas para demonstrar esse conceito. No entanto, foi como se os personagens tomassem vida própria. A minha autodisciplina para registrar a vida dos personagens foi influenciada por eles.

Assim, percorremos quilômetros e quilômetros de caminhada urbana e foram necessárias 400 páginas para contar como eles resgataram a existência. Resgataram a existência tomando consciência de que a vida deles havia sido profundamente influenciada por terceiros, para o bem ou para o mal.

Isso é uma ficção, vivida principalmente em 2009, mesmo sendo muito parecida com o que aconteceu recentemente e continua acontecendo. Durante a pandemia muitas pessoas morreram e muitos estão presos hoje porque suas autodisciplinas foram influenciadas por terceiros. Pessoas morrem ou matam por influência de terceiros.

Por influência de terceiros, foram desviados de suas crenças, de seus costumes e de seus valores. São existências comprometidas, existências a serem resgatadas.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This