
Minha segunda publicação sobre 5S é Dando um Jeito na Bagunça. O livro A Gangue e o 5S tem como público principal os adolescentes. Era necessária uma publicação que facilitasse a prática do 5S por crianças e famílias.
Famílias são a base e o princípio de nossa formação para o que vamos ser durante toda a vida. Famílias desorganizadas, estressadas e agressivas tendem a ser reproduzidas assim em seus descendentes.
Essa publicação apresenta uma família em harmonia, com 5S.
Mostra também como a família era, antes do 5S. A criança que lê pode identificar vários detalhes parecidos com o que há em sua própria família. Quarto bagunçado, dificuldade de fazer os deveres da escola, mãe estressada com a bagunça e com os filhos. O pai que chega tarde do trabalho e se levanta de madruga para trabalhar. Caos por errar a hora. Problema na escola. Pai raivoso. Ansiedade.
As páginas centrais da cartilha mostram o 5S completo. Essas páginas podem ser destacadas e colocadas em quadro sem comprometer a leitura a história.
Na segunda parte da cartilha, os personagens mostram o passo a passo da prática do 5S em casa.
A prática do 5S em cada moradia pode melhorar a vida na rua, no bairro, nas cidades, no mundo. O 5S pode contribuir para melhorar o jeito de ser e de agir em qualquer lugar.
As crianças, então, levam o 5S para a escola, onde o 5S estimula a autodisciplina, promovendo a harmonia entre as pessoas e contribuindo com os processos ensino/aprendizagem.
