Para se produzir com qualidade e se ter qualidade de vida, é preciso agir de forma saudável e, também, ter um jeito saudável de ser.
Além disso, é preciso harmonizar o jeito de ser com o jeito de agir.
O 5S cuida disso, graças aos papéis que cada um dos cinco sensos desempenha neste sistema.
O jeito de agir
Os sensos de Utilização, Ordenação e Limpeza são bem práticos. Eles nos orientam a prática, eles nos estimulam a prática. Com eles, os estudantes, educadores e trabalhadores entram em ação, fazendo o que têm que fazer, usando adequadamente os recursos, cuidando de sua ordem e limpeza.
O que assegura continuidade das melhorias conseguidas com os três primeiros sensos é o jeito de ser.
Algumas escolas e empresas perderam o 5S depois de momentos de resultados surpreendentes. Perderam porque foi estimulada a melhoria do jeito de agir, sem fortalecer o jeito de ser.
Sem o jeito de ser bem evoluído, as pessoas precisam ser monitoradas, como se fossem marionetes. Se os monitores viram as costas, elas param de praticar.
O jeito de ser
O jeito de ser é atendido no 5S pelos sensos de Saúde e de Autodisciplina. Cada um destes sensos tem um papel especial.
Não basta praticar. É preciso avaliar o impacto da prática, assegurando o que é saudável com cada ação. Isto é papel do Senso de Saúde.
Além disso, é preciso assumir responsabilidades. Isto é papel do Senso de Autodisciplina.
Melhorando e harmonizando o jeito de ser e o jeito de agir, vivemos com qualidade, aprendemos e produzimos com qualidade.