Os desenhos foram inspirados em histórias reais. Para o primeiro, a inspiração veio dos pesquisadores japoneses da Canon®. No final da década de 1970, eles assumiram o desafio de criar uma copiadora de baixo custo, que pudesse ser vendida para residências ou escritórios de qualquer lugar do mundo*. Tomar a cerveja foi meio de aliviar o estresse das tentativas frustradas de criar sistema descartável de baixo custo para a impressora.

O outro personagem é um motorista profissional brasileiro. No final da década de 2010, ele foi reprovado ao tentar renovar a licença para dirigir. Quando o conheci, ele estava incomodado porque não tinha dinheiro para pagar outra vez a taxa para fazer a prova. Tomar três garrafas de cerveja por dia era um meio de aliviar o incômodo e reduzir o estresse do trânsito.

Não foi a nacionalidade ou raça que os levou a ter ideias diferentes.

Além das características pessoais, muito de nosso jeito de ser e de agir evolui a partir de estímulos que recebemos, de desafios que temos de superar, de relacionamentos, do ambiente e das instituições de que fazemos parte. São oportunidades de melhoria.

O reconhecimento do benefício de uma melhoria molda nosso comportamento, nosso hábito, que pode ser referência para mais melhoria. É como uma caminhada, passo a passo de melhoria contínua. O 5S contribui, facilitando detectar e atender essas oportunidades de melhoria. Melhoria das condições de vida da pessoa e melhoria da pessoa.

*  A história é contada nas páginas 161 a 166 do livro Criação de Conhecimento na Empresa, de I. Nonaka e H. Takeuchi (Editora Campus: 14ª edição).

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This