Muitas orientações consideram o 5S como meio de corrigir o que não foi bem administrado no passado. Aquela administração inadequada de coisas e espaços tornou as empresas bagunçadas, com acúmulo de inutilidades. Desorganização que dificulta acesso ao que é útil para utilizar na rotina. Mais custos, desperdícios e estresse comprometendo a produtividade e a qualidade.
Dar um jeito nessa bagunça do passado é, sim, uma função importante do 5S. Isso dito, é mais importante pensar e praticar o 5S para o presente e para o futuro. O 5S praticado na rotina para o presente e o futuro nos proporciona:
evitar a volta da bagunça anterior;
promover a melhoria contínua.
Para a persistência com o 5S na rotina é preciso ter instrumentos que nos façam lembrar da prática dos cinco sensos. A prática de verificar se os padrões estabelecidos estão sendo seguidos corretamente e de detectar oportunidades de melhoria.
Para a lembrança dos cinco sensos, precisamos de um calendário consistente, não muito longo e não muito curto.
A semana é de bom tamanho.
Com o 5S Semanal, cada dia nos lembra de verificar e cuidar dos Fatores de Qualidade a partir da ótica de um dos sensos. Começamos a semana com Autodisciplina, rodamos o 5S completo nos dias úteis e terminamos a semana com Autodisciplina. Autodisciplina é assumir compromisso. Reforçando nosso compromisso, cuidamos bem de o que é nossa responsabilidade, condição para novas ideias e melhoria contínua.