No final dos anos 1970, a empresa japonesa Canon definiu a meta de criar uma copiadora de baixo custo e que não dependesse de manutenção de técnicos especializados. Assim poderiam vendê-la para residências e pequenos escritórios espalhados por todo o mundo.

Um grande desafio foi desenvolver o cilindro do cartucho de toner. Como este cartucho seria descartável, seus componentes tinham que ser baratos e com garantia de qualidade. Uma empreitada de “esquentar” a cabeça.

Para “refrescar”, pediram cerveja.

Com a cabeça cheia tentativas de solucionar problemas, o lider da equipe, Hiroshi Tanaka, mirou a embalagem e perguntou:

– Qual o custo de fabricação dessa lata de cerveja?*

Resultado: inspiraram-se na tecnologia da fabricação da lata de cerveja para produzir o cilindro de alumínio da copiadora.

Para que essas coisas aconteçam, é preciso definir sonhos e metas e colocá-los lá na frente. Isto feito, nossos consciente e inconsciente procurarão meios de chegar lá. E os recursos são fartos, mas estão misturados em obstáculos e dificuldades.

O 5S serve para limpar o caminho e tornar o percurso mais leve e objetivo.

Praticando o 5S** no dia a dia, sua percepção de oportunidades ficará mais apurada e terá mais habilidade para superar os desafios. E sem ressaca.

Ob.: o personagem da direita foi inspirado em um motorista de taxi que não tinha dinheiro para pagar novamente o exame para renovar a carteira. Como bebia muito, tremeu durante o primeiro exame.

Wagner Matias de Andrade

www.5s.com.br

* Você pode ler mais sobre esta história no livro Criação do Conhecimento na Empresa, de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, pela Editora Campus, páginas 161 a 173.

** Esta tira em quadrinhos é primeira dica da cartilha Cada Vez Melhor, que orienta a estudantes e trabalhadores o 5S Semanal para melhoria contínua .

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This