Há consenso de que os problemas brasileiros têm duas causas fundamentais: corrupção e educação. Corrupção exagerada e educação insuficiente, inadequada.

Felizmente, é possível superar os dois desafios de uma vez, conforme demonstra o personagem do desenho.

Parece impossível? Não. Se não acontece é porque ainda estamos muito rudimentares na tentativa de resolver os problemas. Muitas autoridades dizem que o problema do Brasil é a impunidade, que é preciso leis mais rigorosas, punir mais. Penso diferente.

Leis rigorosas estimulam corruptos e corruptores a ser mais rigorosos para não serem descobertos. Às vezes, matando testemunhas.

No medo de ser punidos, nossos radicais políticos e seus seguidores dizem que os adversários é que são corruptos, escondendo a corrupção de parceiros e amigos. Isso é ruim para quem assim age, já que não se dedica a corrigir suas próprias irregularidades.

Aqui entra a importância da educação: a educação para aceitar que errou e tomar novo rumo. A aceitação não deve acontecer por medo de punição. A aceitação de agir corretamente é melhor quando agir corretamente é a melhor satisfação.

Vamos resolver os problemas do Brasil (com baixo custo e serenidade) quando velhos corruptos e corruptores forem estimulados a aceitar que erraram e se comprometerem à educação para um jeito de ser  e agir correto. Se você conhece um, fale com ele sobre isso. Se é você quem comete irregularidades, assuma essa mudança.

Ainda o medo da morte e sofrimento na prisão dificulta muitos a se entregarem, confessarem. Portanto, que transformemos as penitenciarias em sistemas educativos.

Diminuindo o sofrimento do preso, não precisarão mais da proteção de organizações criminosas. O crime deixa de ser sistema de sobrevivência.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This