«Conhecer a utilidade das coisas e usá-las adequadamente.» «Observem e analisem ambientes, objetos e jeito de agir para ficar clara a utilidade de cada coisa.»

Essas duas frases são importantes orientações do Senso de Utilização de duas de minhas publicações sobre 5S, Dando um Jeito na Bagunça e Melhorando a Vida no Trabalho. A partir delas, ficamos atentos ao que temos acesso, ao que é nossa responsabilidade.

A leitura é meio de conhecer o que outras pessoas já descobriram, Não é preciso repetir todos as pesquisas que elas fizeram. Por exemplo, em uma sentada e leitura de uma página é possível entender sobre o efeito do álcool e de atividades físicas no corpo, sem ter de repetir milhares de experimentos e medições.

A partir daí, pensar sobre a informação, planejar ações, mudanças de comportamento e agir.

Portanto, aprendemos e temos benefício com a leitura não pela quantidade de que se lê. Temos benefício quando:

1) formamos conhecimento com as novas informações. O conhecimento é formado durante o pensamento, testando as novas informações com as informações que já tínhamos. Assim reforçamos algumas convicções ou mudamos o entendimento de outras.

2)  aplicamos o novo conhecimento para planejar, agir, superar desafios.

Isso vale para qualquer estudo. Nem sempre é possível colocar em prática tudo que estudamos. Exemplo: ler um longo manual técnico sobre um equipamento, estando longe dele. Nesse caso, vale simular, no pensamento, a visualização do que já se conhece. Uma dica: ler um trecho e teatralizar a ação que o manual orienta, falando, movimentando-se. Assim, aprendendo com a mente e com o corpo.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This