I

Veja em vídeo.

Nas relações empresariais são comuns dois tipos de sentimento: de perda ou de ganho, ou seja, julga-se que a relação é prejudicial ou agrega valor.

Se o sentimento é de perda e se não há abertura para o diálogo de esclarecimento, começa o comportamento de compensação. “Se ele me dá prejuízo, tenho direito de fazer o mesmo com ele.”  É o círculo vicioso: incomodado pelos prejuízos, a outra parte dá novo impulso à roda negativa.

No trabalho essa situação é altamente corrosiva. Para evitar levar o troco com mais força do que prejudicou, cada lado procura camuflar suas faltas, agindo de forma simulada, mentindo, com falsos elogios e agradecimentos.

Não adianta. Com o tempo, todo mundo sabe que todo mundo mente. Tanto a empresa quanto o empregado perdem seus valores, sua essência.

Para dar um basta na situação é preciso interromper a roda do círculo vicioso, fazer com que gire em sentido contrário, tornando-se círculo virtuoso, em que cada atitude positiva estimula outra atitude positiva.

Como? Um pacto? Mas… Como fazer um pacto entre partes que não se confiam?

A mudança pode começar de forma unilateral. Quem não gosta do círculo vicioso, que não dê força a ele, que passe a agir a favor do círculo virtuoso. Com o tempo poderá influenciar a outra parte.

Digo “poderá” porque nem sempre a reação é positiva. Porém, quem tomou a iniciativa não perde. A atitude positiva é um meio de crescimento ético, com que se formam outras boas parcerias.

Se a iniciativa é da empresa, ela trocará os empregados que não aderirem ao círculo virtuoso.

Se a iniciativa é do empregado, o desafio de enfrentar as adversidades o torna mais competente, com empregabilidade, podendo escolher boas empresas para trabalhar.

Essas imagens fazem parte da cartilha O Fantasma do Desemprego, que publiquei nos anos 1990. Ainda há muito que melhorar nos nossos costumes sobre respeito ao outro e a si mesmo no trabalho. O Fantasma do Desemprego está disponível em nossa loja online para ser lida em computador, tablet ou celular.

Livros.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This