— As pessoas apagam a luz ao sair?
Essa era uma das 50 perguntas de uma lista de auditoria de 5S de uma grande siderúrgica. E era uma lista única para toda a empresa, inclusive para setores com poucas luzes e setores externos, em que as luzes não podem ser apagadas ao sair.
Argumentaram que a lista tinha de ser a mesma para toda a empresa porque havia um prêmio 5S. Haveria reclamação se a lista não fosse igual para todos.
Privilegiaram o prêmio, não a qualidade a ser cuidada. Sendo 50 perguntas, cada uma corresponde a 2% de o que está sendo verificado. Naquela fábrica, com poucas lâmpadas, apagá-las não geraria melhoria de 2% na qualidade.
A eficácia do 5S depende de comandos objetivos e auditorias que verifiquem se esses comandos foram cumpridos.
Para os comandos objetivos, sugiro listar Pontos a Cuidar Diariamente, de acordo com o que precisa ser cuidado em cada setor. Cada lista atende objetivamente a necessidade de 5S em cada setor. Por exemplo: em setor onde há risco de estragar o piso, o comando pode ser: não arraste objetos. A pergunta que verifica é: os ambientes foram usados conforme seus objetivos e de forma sustentável?
Nesse modelo a prática do 5S não é voltada para ganhar prêmio de valor ou simbólico. O prêmio que o praticante de 5S vai receber é melhoria das condições de trabalho: ambiente saudável, redução de estresses por retrabalhos, melhor produtividade. Qualidade de produtos e qualidade de vida.