Esses quadrinhos representam uma imagem clássica do 5S. Muitas e muitas pessoas ao redor do mundo aprenderam que 5S é definir o lugar das ferramentas e colocar cada ferramenta no seu lugar.
Isso tem seu valor, já que a perda de ferramentas ou de tempo procurando por elas é uma grande fonte de desperdício de tempo e de recursos materiais.
Tem sentido. Porém 5S é muito mais do que isso, gera muito mais benefícios do que isso quando aplicado na rotina. Organizar as ferramentas é um bom começo. O tempo e os recursos conseguidos com esta iniciativa podem ser aplicados em outras melhorias, gerando efeito cascata em melhoria contínua.
Como esse exemplo citado é orientado pelo Senso de Ordenação, ou seja, definir o lugar de cada coisa e colocar cada coisa em seu lugar, aproveite qualquer minuto de folga mental para refletir sobre quantas melhorias pode fazer além do cuidado das ferramentas.
Organizamos documentos, móveis, outros objetos.
Organizamos informações quando ouvimos algo que não pode ser esquecido.
Definimos onde cada informação deve ficar em nosso cérebro, combinada com outras informações anteriores, criando conhecimentos.
Associamos ideias com desafios a serem superados.
Organizamos o que temos a dizer de modo que as pessoas nos entendam.
Organizamos nossa vida de modo a sobrar tempo para repensar o que foi feito e procurar melhorar no dia seguinte.
Aprendemos com o erro, organizando nossos métodos, definindo novos caminhos para a gestão de tudo que temos que fazer.