O Senso de Autodisciplina do 5S é mais do que ter persistência em seguir padrões estabelecidos.
É assumir responsabilidade.
Pode parecer que uma coisa seja a mesma coisa que a outra. Mas há diferenças sutis. Há diferenças que podem causar impacto de forma significativa na rotina no trabalho (em empresas e escolas), no estudo, na vida pessoal.
É muito comum as instituições que implementam o 5S valorizar as auditorias. As auditorias verificam especialmente se as pessoas estão seguindo padrões estabelecidos. As pessoas podem se acomodar em seguir os padrões para não perder ponto com a auditoria. Evitar perder ponto se torna o motivador. Se não houver auditoria, as pessoas se acomodam.
A expressão «assumir responsabilidade», nas minhas orientações sobre 5S, tem a ver com o compromisso pessoal com fazer certo porque é certo fazer certo.
Tem a ver com educar-se para ser responsável pelo que tem de fazer, com as responsabilidades do cargo, com sua função.
Nesse entendimento, o Senso de Autodisciplina é como essas palavras indicam. Senso é ter noção, sensatez. Autodisciplina contém dois significados: disciplina que é educação e auto, prefixo que representa autonomia. Portanto, autodisciplina é educar-se.
Com bom entendimento do Senso de Autodisciplina, a pessoa passa a ser o auditor de si mesmo. A responsabilidade pelos padrões estabelecidos não precisa de fiscalização externa para ser cumprida.
No compromisso com autodisciplina, cada um vai rotineiramente se aperfeiçoando, melhorando sua performance, deixando de errar.