Procure por bonsai na internet. Verá muitas árvores robustas, de várias espécies e formatos. Algumas parecidas com as plantas do litoral, moldadas pela força do vento. Outras, com troncos retorcidos, descascados, mortos, com pontos de touceiras, lembrando as árvores centenárias, parcialmente destruídas por pragas.

Muitas aparentemente saudáveis, viçosas, tendo o mesmo formato das árvores que você vê nas florestas e parques. Porém incrivelmente pequenas.

São parecidas com as grandes árvores porque são da mesma espécie delas.

— Por que não cresceram?

Por que foram criadas dentro de bandejas. Bonsai significa árvore na bandeja. Na bandeja, a árvore depende de cuidados constantes de seu criador. Seu criador lhe fornece nutrientes, água e luz. Não pergunta à árvore o que ela precisa, em qual formato quer crescer, que tamanho quer alcançar. O seu criador tem um projeto para ela. O que você vê nas fotos de bonsais é resultado da vontade de pessoas. É o que o ser humano permitiu às árvores. A borda da bandeja é o limite delas.

E aquela pessoa dentro da bandeja? As pessoas têm pernas e podem andar por aí, não precisando seguir projeto do seu criador (criador entendido com o pais, líderes, chefes).

Bem, não há bandeja de cerâmica, cimento ou plástico, para ser humano. O desenho é simbólico. Se você aceitar o símbolo, vai perceber muitas bandejas marcando o limite das pessoas.

Observe como as pessoas conversam, como agem. Elas vão e voltam dentro de um limite, dentro de suas bordas. Geralmente têm opiniões bem definidas sobre religião, política, futebol, regras de conduta.

Se você começa a observar o comportamento de outras pessoas, vai encontrar muitas diferenças em relação ao seu comportamento. Pode até se chocar. Isso acontece. Quando estamos seguramente enquadrados em nossa bandeja, podemos nos assustar com o que está além da borda que nos define.

O susto pode ser sinal de que começa a se libertar. Pode se inspirar na árvore, que projeta uma cuidadosa raiz além da borda da bandeja. Se encontrar ambiente amigo, dê força a essa busca do entendimento.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This