Deus Bonsai é um símbolo que facilitou à Patrícia entender e respeitar a diversidade religiosa atendendo refugiados na Europa.

Para dar ambiente familiar a um homem que adoecia, por não se adaptar ao velho mundo, procuraram em uma flora plantas nativas de onde ele veio.

Na flora, conheceram os bonsais.

São espécies de árvores que, expressando sua natureza em liberdade, podem alcançar mais de dez metros de altura. Criadas em bandejas, são contidas em cerca de cinquenta centímetros.

Um velho monge florista explicou que a criação de bonsais é um exercício de disciplina, um ritual filosófico e religioso.

Se a planta cresce em direção diferente da que seu cuidador projetou, ele a retorce com uso de arames. E esmaga os brotos indesejados.

Para que ela não extrapole a bandeja, controla os nutrientes e a água, podando suas raízes.

E faz tudo com muito cuidado, senão ela morre.

Quando os colegas de Patrícia pesquisaram sobre o assunto, estranharam o cultivo do bonsai associado à religião. E disseram:

“Só quem crê em um Deus Bonsai pode imaginar que essa tradição seja prática religiosa.”

Assim perceberam que pessoas e religiões tratam Deus como um bonsai.

Em costumes e fragmentos das escrituras, elas buscam uma partícula de Deus e a cultivam na bandeja, conforme projeto pessoal, de uma tribo, de um grupo de poder.

Por isso há tantas diferenças no entendimento a respeito das características e da vontade de Deus.

Mesmo sendo um símbolo, é muito comum tratar Deus do mesmo modo que tratam os bonsais. É recurso particular e íntimo de cada um para tolerar pontos de que discorda na religião dos seus irmãos.

Na composição da fé, podam seu Deus como fazem com os bonsais. Alguns escolhem o lado violento das escrituras. Outros, o amor.

Se chegam a moldar Deus conforme seu jeito particular de ser, fazem também com outras pessoas.

Mas o Deus Bonsai é só um símbolo.  As pessoas são seres vivos, cujas vidas são modificadas pelos relacionamentos, com sua autodisciplina entregue a terceiros.

Algumas pessoas conseguem reverter essa situação.

O Resgate da Existência

Onde tudo começou. O que eles viveram nos últimos 50 anos é muito parecido com a vida das pessoas que você conhece.

Assine

Você receberá email anunciando novas postagens.

Muito bem! Sua assinatura foi um sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This